Centro Oeste

O que fazer em Brasília em poucos dias

Visitar Brasília é conhecer um pouco da história recente do nosso país. Lá você pode visitar o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto e muito mais. Além disso, existem edifícios incríveis projetados por Oscar Niemeyer. Neste post, mostrarei o que fazer em Brasília no fim de semana.

Sendo Brasília nossa capital, o local se torna ainda mais legal. Passeando pelos prédios presidenciais, você pode encontrar grandes políticos, acompanhar debates de perto e entrar no clima da política do país.

Brasília

Congresso Nacional

O Congresso Nacional inclui a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Sua visita é totalmente gratuita e você não precisa planejar nos finais de semana, basta ir ao balcão de atendimento e aguardar a próxima visita.

Visitar o Congresso Nacional é muito interessante porque você está observando um pouco da atmosfera deste lugar. Além de estudar a história multifacetada do país e o motivo de ter duas câmaras legislativas.

Visitar o Congresso em quintas feiras, é considerado o dia ideal, sem filas e também onde você pode visitar sem a necessidade de planejamento.

É importante observar que não são permitidas visitas com determinadas roupas, ou seja, shorts, bermudas e chinelos são proibidos para homens e mulheres.

Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados é um complexo em que as pessoas votam no parlamento. Tem uma parte aberta ao público em geral, onde são permitidas visitas sem planejamento.

Lá você pode visitar obras que são exibidas por artistas brasileiros que variam de acordo com a semana. Geralmente a cada semana, 2 artistas expõem suas obras no local, abrilhantando ainda mais.

Senado Federal

Para uma visita ao Senado Federal, é necessário agendamento antes, porém caso você queira apenas conhecer o Salão Negro, é necessário ir apenas até o local, pois ele fica logo na entrada.

Nessa local também são comuns diversas homenagens e exposições a respeito do Brasil e de nossa história.

Praça dos Três Poderes

Na praça das três potências, o próprio nome já se auto explica. Cercado por três potências, mas, além disso, possui outros momentos importantes, como o Panteão da Pátria, a bandeira do Brasil, o Palácio do Planalto, o STF e o Congresso Nacional.

Esplanada dos Ministérios

A Esplanada dos Ministérios é um gramado com os mesmos prédios de cada lado que formam ministérios. Embora pareça estar próximo, não é recomendável caminhar a pé, porque o sol de Brasília castiga muito.

Existem ônibus que fazem a volta nesse local, é o mais recomendado.

Catedral de Brasília

Desenhado por Oscar Niemeyer, ela é considerado uma obra de arte por dentro e por fora. A padroeira de Brasília é a Nossa Senhora de Aparecida, a igreja possui uma cópia oficial da santa, pois o original está localizada em Aparecida, no estado de São Paulo.

Estádio Mané Garrincha

O estádio foi reconstruído, ou melhor, bastante renovado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Hoje, é mais uma arena de espetáculos do que uma arena de jogos, pois depende de equipes de outros estados para sediar jogos. Mas a beleza é impressionante neste estádio bonito, mas sem muita movimentação.

Palácio da Alvorada

A residência oficial do Presidente da República do Brasil. Um passeio pelo palácio é permitido, mas com hora marcada. Existe um site para que o turista possa fazer sua inscrição para a visita, porém é bastante concorrido.

Vale a pena agendar dias antes para conseguir acessar o local.

Memorial JK

Este é um museu que contém a história de Juscelino Kubitschek e Brasília. Ele foi o fundador da cidade, sua história é misturada com a capital federal. Há, em particular, seu carro, livros de sua coleção pessoal, itens pessoais e de sua esposa, além de presentes que eles ganharam durante suas jornadas de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *